Habilidades de Liderança
O perfil de um líder é, sem dúvida, diferenciado do colaborador e até mesmo do gestor empresarial. O líder com foco no sucesso, tem conhecimento de que precisa adquirir um repertorio de comportamentos, habilidades e atitudes imprescindíveis ao negócio. Desta forma, quem lidera uma equipe de vendas necessita ter conhecimento das tendências do mercado do produto/serviço do qual está inserido, ter desenvoltura e aperfeiçoar a cada dia suas habilidades em gestão de pessoas e manter-se firme em situações que, muitas vezes podem abalar seus liderados.
É óbvio que estes exemplos são meras ilustrações, e mais claro fica que não há possibilidade de se esgotar o assunto neste parágrafo ou mesmo neste artigo. Chega-se a um ponto muito bem tratado por especialistas, porém, com grande vazão a dúvidas: o que é ser um bom líder? E quais consequências seus comportamentos, habilidades e atitudes (ou sua falta) podem trazer para o negócio?
Existem três tipos de liderança: democrática, autocrática e laissez-faire ou liberal. Liderança democrática é aquela em que todos participam das decisões, a opinião de todos é considerada; muitas vezes esse modelo é chamado de Liderança Voltado para Pessoas. Na liderança autocrática as tomadas de decisões estão centradas no líder e somente nele; paralelo à outra forma de conceituação, este modelo de liderança é conhecido por dar ênfase à tarefa e, principalmente, aos resultados.Por fim, a liderança liberal talvez seja a mais prejudicial a um empreendimento, já que o líder não se esforça para o alcance de resultados, sendo característica uma falta de autoridade.
Não se deve adicionar um maniqueísmo aos estilos de liderança, forçando um estilo ou outro a se “enquadrar” no papel de malvado e outro no de herói. Não é assim que acontece. Em muitas situações um líder deve empreender um estilo de liderança que não é o comumente utilizado por ele, a isso dá se o nome de liderança situacional. Imagine o seguinte: o líder João está trabalhando em conjunto com uma equipe durante 5 anos. Eles já atingiram um estado de maturidade grupal e todos conseguem comunicar-se e realizar as tarefas de forma satisfatória à razão e missão da empresa. A empresa cresce, e torna-se necessário formar uma nova equipe, com funcionários que não se conhecem e não conhecem a empresa. Você acredita que o estilo de liderança que João terá que exercer com a equipe novata seja o mesmo que ele está desenvolvendo há anos com a equipe de veteranos? Se a resposta for não, você provavelmente acertou! Se João pretende ser (ou continuar sendo) um bom líder, deverá ajustar sua metodologia de liderança à situação.
A VOCÊ S/A publicou uma reportagem, em março deste ano, sobre as 20 competências essenciais para conseguir ser um bom líder. Esquecendo o conteúdo central da matéria (as 20 competências) uma pequena parte, cuja revista denominou de Cardápio de Habilidades, chama-me atenção. Fala-se de dez competências que líderes de sucesso na atualidade consideram como importantes. Não querendo ser demasiadamente longa em meu dizer, apontarei três que se destacam: confiabilidade, gestão de erros e visão inovadora.
Você já deve ter percebido, em algum lugar, um líder que assume posturas completamente diferentes quando está perto de seus liderados. Isso gera mal estar no clima organizacional; os colaboradores podem pensar, talvez corretamente, que seu líder não é uma pessoa confiável. A partir daí, sabe-se os resultados que pode trazer para questões como satisfação e comprometimento no trabalho, e consequentemente, na produtividade. Às situações como estas, a reportagem dá o nome de falta de confiabilidade.
Gestão de erros é quando o líder consegue encarar conflito de forma calma e ordenada. Delongando um pouco este assunto, vale a pena mencionar o planejamento estratégico, que possibilitará uma visão mais abrangente da situação, permitindo um espaço maior entre o problema – que provavelmente poderá ser visualizado antecipadamente ou até mesmo eliminado – e sua solução.
Por ultimo, trago a visão inovadora, o que me faz retomar a um termo importante do início deste texto: o conhecimento. Estar por dentro das tendências de mercado é algo imprescindível para líderes que desejam atualizar constantemente a visão do negócio. Paralelo a isso, a aquisição de conhecimentos é de fundamental importância para que consiga esse constante fluxo de ideias.
Acredito que o leitor agora deve estar com uma questão em sua mente: conceitos entendidos! Mas como consigo colocar isso em prática? A resposta para esta questão é simples, o que a torna complexa é sua disposição para efetivação! Para o desenvolvimento de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes – isso mesmo, é possível desenvolver até mesmo atitudes comportamentais! – é necessário que o líder se submeta a um processo de aperfeiçoamento pessoal, como por exemplo no processo de Coaching. A IDHEA Consultoria pode ajudar nisso, entendendo seu caso e direcionando-o ao serviço que melhor ajudar!
Para finalizar acrescento que um bom líder deve sempre ter em mente que suas atitudes influenciam diretamente uma rede de pessoas que o segue. Portanto, as consequências de suas atitudes serão proporcionalmente iguais – ou até maiores – aos resultados, tanto de sua equipe, quanto da empresa como um todo. Aqui, basta seguir um raciocínio: atitudes de uma liderança positiva trarão resultados positivos; atitudes de uma liderança negativa poderão destruir um negócio promissor.
Laressa Rayssa Mourão Nunes
Graduanda em Psicologia, formação Técnica em Informática e Administração de Empresas. Experiência em atendimento ao cliente, vendas de produtos e serviços, assitente de Gestão de Pessoas e Processo de Recursos Humanos.